quinta-feira, 9 de julho de 2009

Polônia - Um país de Concentrações

Bandeira Polaca
A Polônia é um país recente na União Européia e está passando por um rápido processo de modernização para poder se adaptar a esse bloco. É um país altamente religioso, onde certa de 95% da população é de católicos. Vem daí o novo Papa Bento XVI.

Papa Bento XVI
Pra ser sincera, muito nos intrigou quando foi anunciado o novo Papa. Putz! O chefe da Igreja Católica no mundo é de um país que dizimou milhares de centenas de pessoas. Não quero entrar na discussão de que o fato do Bento XVI ser desse país quer dizer que ele foi conivente com o que aconteceu no passado. Mas sim o fato de que soa estranho no mundo dos viajantes pela Polônia, ter esse contraste.

Mas voltando a história que aprendemos sobre o país, embora a Polônia seja uma das economias em transição que mais cresceu nos últimos anos, ela ainda não é bem desenvolvida.

A Polônia é um país muito barato de se viajar e tem muita coisa escondida do Novo Mundo que muitos ainda não conhecem. Muitas cidades foram destruídas e reconstruídas por lá.

Algumas cidades são fascinantes de se conehcer. Umas das mais belas cidades da Polônia podemos destacar como Gdańsk, que falaremos em outro post. Ela foi palco da invasão alemã que deu origem a II Guerra Mundial.

Aeroporto de Gdańsk
Ainda bem perto de Gdańsk, conhecemos a famosa Malbork, a cidade Lego, podemos caracterizar assim. Malbork possui castelos construídos de uma tal maneira que nos lembrou muito nossa época de criança, onde o brinquedo Lego nos fazia construir o inimaginável.

Torún - cidade natal de Nicolau Copérnico foi uma bela surpresa pra gente. A cidade é a famosa cidade fantasma. Poucas pessoas nas ruas, nas casas, mas uma cidade ótima para quem curtir um bom descanso no velho mundo. O que não era muito a nossa praia, é claro.

Praça de Varsóvia
Varsóvia, foi lá que passamos boa parte da Expedição. Encontramos desde boas baladas, até mesmo restaurantes incríveis, com uma gastronomia sensacional.

Por último, podemos dizer que Cracóvia foi o ponto mais alto da nossa viagem. A cidade é incrível, linda demais, é por isso que é considerada uma das mais belas de toda a Europa e também vizinha do que foi o maior horror testemunhado pela humanidade - o Campo de Concentração de Auschwitz!

Centro de Cracóvia - Photo: Carolina Monzi
Só trouxemos coisas boas de um país que depois de tantas guerras e irrupção, ainda podemos ver no rosto de cada polonês, o orgulho e a independência. A Polônia se torna cada vez mais um pólo turístico, privilegiado pela natureza e que começa a colher bons frutos do turismo.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário