quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Até onde chageremos com as Mudanças Climáticas?

EO alerta vem sendo dado com insistência em todo o mundo. O futuro do Planeta Terra é sombrio! Espécies vão desaparecer, o nível dos oceanos vai subir e a temperatura vai se elevar! E no Brasil, o que vai acontecer por aqui?
Pela primeira vez na história brasileira, os cientistas levaram esta preocupação ao pé da letra e desenvolveram pesquisas específicas sobre o efeito das mudanças climáticas no Brasil. Um detalhamento feito por efeitos provocados pelas mudanças climáticas em cada região do país.
É assustados constatar que nosso futuro pode ser tão pior quanto a violência que assistimos hoje no mundo. É difícil acreditar que chegamos a este ponto tão trágico na história da humanidade. É como pegar as palavras da Bíblia Sagrada e ter a certeza de que o Apocalipse está chegando mais rápido do que imaginávamos.
Segundos os cientistas do Centro de Estudos do Clima de Cachoeira Paulista, o clima da Terra vai aumentar em quase 6ºC até o fim deste século. Não é difícil perceber que essas mudanças estão ocorrendo cada vez mais forte aqui no Brasil. O clima na Amazônia irá subir de tal forma que em poucas décadas teremos ao invés de uma Floresta Úmida, uma Savana da vida! Se não formos capazes de controlar a emissão de gases poluentes na atmosfera, podem ter certeza de que em pouco tempo, nossa Floresta irá desaparecer e com ela, toda a nossa biodiversidade.
Ainda segundo esses especialistas, o SemiÁrido brasileiro também irá sofre bastante com as mudanças climáticas. Começaremos a conviver com o grande movimento dos REFUGIADOS AMBIENTAIS que sairão do semiarido em direção as grandes cidades brasileira. Com isso, graves problemas sociais iremos enfrentar pela frente. Cidades superlotadas, carentes de serviços básicos e elementares a vida dos seres humanos.
O Governo Brasileiro propôs a comunidade internacional a criação de um Fundo Internacional para o combate a poluição. Só no Brasil, 75% do volume dos gases poluentes emitidos na atmosfera vem do desmatamento e das queimadas. Pela proposta do Ministério do Meio Ambiente os países tropicais receberiam dinheiro para reduzir a emissão de gases na atmosfera.
Cada brasileiro produz por ano cerca de 1,5 tonelada por ano de gases que chegam a atmosfera aumentando o calor e ameaçando o bem estar do planeta.
É difícil olhar o mundo e ver o que está acontecendo. Países ricos jogando dinheiro fora em guerras tolas, ao invés de controlarem seus impactos no ambiente em que vivem e futuramente, seus filhos não irão viver. É complicado saber de quem é culpa. Achar um culpado nesta história não é a solução dos nossos problemas. Mas saber o que podemos fazer para mudar essa realidade é muito fácil. Minimize seus impactos no ambiente em que você vive, evite sair de carro, ande mais de bicicleta, cuide do seu próprio lixo, mas antes de cuidar do seu lixo, diminua o seu consumo. Afinal, consumir conscientemente é um dever de todos os cidadãos deste planeta.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário