segunda-feira, 28 de julho de 2008

Como tirar o passaporte no brasil

Antes de mais nada informamos que as informações contidas aqui são referentes à solicitação exclusiva para brasileiros
*Post Atualizado em 10/01/2016

PASSAPORTE! Se você vai viajar pela primeira vez para fora do Brasil saiba que essa é a primeira coisa que você vai precisar fazer. O Passaporte é o documento que vai permitir você sair do país. Sem ele você não coloca nem os pés pra fora. Exceto países do Mercosul como Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai no qual é dispensável a apresentação do Passaporte e você poderá ingressar nesses países portando apenas a cédula de identidade.

Tirando o Passaporte

uem nunca tirou o Passaporte, saiba que tirar esse documento não é nenhum bicho de sete cabeças, embora burocrático demais, mas que é possível fazer a solicitação e agendar entrega de documentos e a retirada em poucos minutos pela própria internet.

Aqui no Brasil, o órgão responsável pela emissão do Passaporte é a Polícia Federal – PF. Para fazer a sua solicitação, basta entrar no site da PF. No site vão ser pedidos uma série de documentos e informações necessárias para fazer a solicitação, então, para facilitar a sua vida, tenha tudo em mãos! 

E para isso claro, facilitamos aqui pra você (nosso amigo viajante), uma listinha básica dos documentos necessários para a solicitação do Passaporte.

Os documentos solicitados para a emissão do Passaporte pela internet são:
  • Documento de Identidade (RG)
  • Título de Eleitor
  • Documento de Reservista (para homens)
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) 
  • Passaporte anterior (se houver)
  • CPF
E para facilitar ainda mais a vida dos nossos amigos viajantes, criamos um passo a passo de como tirar o Passaporte.

Passo a Passo


Ao acessar o site da Polícia Federal, clique em requerer passaporte como mostra a imagem abaixo.


Escolha a opção emissão do Passaporte e preencha os dados solicitados conforme mostra a imagem abaixo. 


Depois de preencher e enviar as informações solicitadas, será gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU). A GRU é a taxa cobrada pelo Governo Federal para emitir o seu passaporte. Essa taxa atualmente custa R$ 257,25, porém o novo Passaporte é válido por 10 ANOS e pode ser paga em qualquer agência bancária até a data do vencimento, inclusive pelo Internet Banking, facilitando a vida de qualquer pessoa. Além da GRU, o site irá gerar um número de protocolo que deverá ser guardado para que seja possível fazer o agendamento posterior.

Ao efetuar a solicitação do Passaporte e pagar a taxa de emissão, você deverá entrar no site novamente para agendar o seu comparecimento ao Departamento da Polícia Federal. Esse agendamento pode ser feito aqui. Lembrando que no dia em que for agendado o seu comparecimento na Polícia Federal você deverá levar consigo todos os documentos ORIGINAIS solicitados no ato em que você fez o seu pedido de Passaporte.

Depois de agendar a data e horário para a entrega dos documentos à Polícia Federal, reúna seus documentos e compareça na data e horário marcado.

Dica importante: Solicite a emissão do seu passaporte com bastante antecedência à data da sua viagem. Dependendo do local solicitado, a emissão pode demorar um pouco de acordo com a disponibilidade em determinadas épocas do ano. Então, para facilitar a sua emissão e não ter dor de cabeça depois, solicite com bastente antecedência à data da sua viagem. E lembrando que sua presença no dia e local informado, tanto para a apresentação, quanto para a retirada do Passaporte é OBRIGATÓRIA.
*Informações retiradas do site da Polícia Federal do Brasil
 
E ai, gostou? Deixe suas impressões, compartilhe essa aventura com seus amigos e aproveite para conhecer um pouco mais do #BlogdaMochila nos nossos canais pela Rede!

Siga o Blog da Mochila no Twitter: @amochila
Conheça o nosso Instagram: www.instagram.com/amochila
Veja nossas melhores imagens no Pinterest: http://www.pinterest.com/blogdamochila/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário