sábado, 18 de dezembro de 2010

O Rio de muitas belezas

O Rio de Janeiro pode ser visto de todos os lados, de todo o jeito, de baixo e de cima, por todos os meios, ao vivo ou pela web.

Visto do alto, quanto deslumbramento pelo desfile de sua formas variadas, dos muitos tons de todas as cores de sua natureza privilegiada. Pelos desenhos de seu relevo, pelo contraste criado pelo encontro do mar, com a montanha e a floresta, convivendo no mesmo lugar onde o homem construiu a grande cidade. Se preferir, poderá observar mais de perto as àreas verdes ainda predominantes, dos maciços da Tijuca, do Gericinó ou da Pedra Branca.

O Parque Nacional da Tijuca vai se aproximando da nossa visão até alcançarmos a Pedra da Gávea, o Corcovado, a Pedra Bonita, o Morro da Joatinga.

As baías, baixadas, enseadas, lagoas, prais, ilhas, parques, praças, avenidas, ruas... vão surgindo na nossa frente como em um passe de mágica.

Não se trata de uma cidade imaginária, nem mesmo projetada por Niemayer, mas sim do Rio de Janeiro Maravilhoso, reconhecido pela sua diversidade, que é de todos e de cada um.

O Rio de Janeiro dos cientistas e estudiosos da geologia, da ecologia urbana, da fauna, da flora. O Rio que também se encaminha para as ilhas oceânicas, para as praias, para as chaminés dos vulcões extintos, e para os programas de preservação da Mata Atlântica, dos maguezais, da vegetação de restinga e de todas as espécies em extinção.

O Rio de Janeiro dos amantes da natureza, dos observadores de pássaros, dos praticantes de montanhismo, turismo de aventura, dos caminhantes e desbravadores de inusitados percursos e trilhas quase intocáveis.

O Rio de Janeiro verde, que podemos avistar bem do alto, não é urbe fictícia, mas a cidade que tem o orgulho de possuir duas belíssimas e importantes baias , e a mais atraente floresta urbana de todo o mundo.

É o Rio da natureza verde, que também é azul, amarelo, vermelho, roxo, e de todas as cores das flores, árvores, pássaros, montanhas, praias ... que nos convidam permanentemente a descobrir cada um dos seus cantos e recantos.

Assim é a Cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, a Cidade em que Cristo escolheu para ser admirado por todo o mundo. A Cidade em que o mundo inteiro escolhe todos os dias do ano para visitar.

Rio de Janeiro, a cidade em que eu nasci, vivi e retornei para viver...

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário