sábado, 5 de fevereiro de 2011

Teatro Amazonas, a Elegancia do tempo da Borracha

O Teatro Amazonas 
 Por @nuryamartinez


Localizado na cidade de Manaus é o segundo maior da região da Amazônia, inaugurado em 1896, é considerado um ícone da riqueza durante o período da borracha.
Em inicio a idéia era que o teatro fosse construído em alvenaria, porém na época Manaus era uma das mais ricas cidades do mundo, riqueza essa originaria do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias européias e americanas.
O projeto arquitetônico foi do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, e a área do Salão Nobre, a mais luxuosa do prédio, com características barrocas, onde destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia", foi do artista italiano Domenico de Angelis. O teatro assim foi inaugurado no dia 31 de Dezembro de 1896.
Com uma decoração muito nobre o teatro amazonas já Foi palco não somente de grandes peças teatrais, mas também de shows internacionais como o da banda The White Stripes.



Destacam-se os ornamentos sobre as colunas , com máscaras em homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos. Sobre o teto abobadado estão afixadas quatro telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot, no centro há um lustre dourado com cristais, importado de Veneza, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco, que faz referência ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões. 



O teatro possui diversos ambientes, concebidos com diferentes materiais, daí ser considerado um espaço eclético. É, sem dúvida, o mais importante prédio da cidade, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica, uma prova viva da prosperidade e riqueza vividos na fase áurea da borracha.
Curiosidades: A noite na parte interna do teatro dizem que se pode sentir como se estivesse na época áurea da borracha, e ainda se torna assustador pelos desenhos internos aos quais possui pinturas que fazem alusão de que se esta sendo observado pelos olhos das imagens em questão, sem se falar ainda nos barulhos e ruídos que se podem ouvir por trás das portas que quase nunca são abertas.




Share:

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Garanta seu Seguro Viagem

Reserve Já seu Hotel

Booking.com