segunda-feira, 21 de março de 2011

Igreja Nossa Senhora da Penha

 

Penha02

A Igreja da Penha se destaca pela devoção popular, difundida em quase todo o país, e pela original localização, num penhasco bastante alto e de pura pedra, fazendo com que seja avistada a quilômetros de distância. Ela foi erguida no alto de uma pedra e é famosa por seus 382 degraus de escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé de joelhos.

210320112042Ela foi construída em 1653, como igrejinha simples rústica, pelo capitão Baltazar Abreu Cardoso, em terras de sua propriedade. Em 1728, a confraria foi transformada em Venerável Irmandade de N. S. da Penha de França. Muitas obras foram feitas para a ampliação, especialmente a escadaria, para dar mais segurança a quem subia a imensa rocha. Objeto hoje de lendas e local de pagamento de promessas, o interior da igreja denota a simplicidade, tendo apenas um altar na capela-mor onde está a imagem da padroeira. Ao fundo pode-se ver o antigo altar da primeira ermida com a imagem de N. S. do Rosário. O templo tem duas torres, cm carrilhão vindo de Portugal. Esse santuário possui até um bondinho, recentemente reformado, com capacidade para transportar cerca de quinhentas pessoas por hora, tem noção???

Por essa e outras histórias que a Equipe da Mochila não poderia deixar de visitar esse Santuário religioso. Fomos até a Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, mas precisamente no Bairro da Penha. Bem ao lado de um reduto dominado pela polícia do Rio de Janeiro, antes dominada pela bandidagem da cidade. Visitamos a tão desejada Igreja Nossa Senhora da Penha de França, também conhecida como Igreja da Penha. Há tempos que queríamos fazer essa visita a Igreja, porém o antigo domínio nos impedia dessa proeza. 21032011226

Depois de subir toda a sua escadaria, chegar ao pátio da Igreja da Penha é como fizer que você chegou ao Céu. Só esqueceram de te avisar! Só isso! A vista lá de cima é sensacional e sem dúvida um colírio milagroso para os nossos olhos. Seja pra qual for o lado que você olhe, verás parte da beleza da Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro – A Vila da Penha!

Percorrendo o interior da Igreja podemos identifica a obra artística presente. Seu pequeno altar encanta com sua simplicidade e ao mesmo tempo um requinte fascinante. Ao olhar para o alto da Igreja, podemos nos maravilhar com um Vitrô sensacional e esplêndido. Suas cores múltiplas reluzia o seu requinte de época.

Passar algumas horas admirando toda aquela paisagem, ouvindo as histórias sobre a Igreja da Penha e ainda poder curtir o vento bater em seu rosto e te deixar com uma sensação de querem mais e ainda mais ouvir histórias como essas do vídeo, NÃO TEM PREÇO!

Share:

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Garanta seu Seguro Viagem

Reserve Já seu Hotel

Booking.com