Olhando para a Zona Oeste da Cidade Maravilhosa

By | 08:20:00 2 comments
Aqui começa uma gostosa viagem pelo lado Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, a parte da cidade exagerada em beleza, com praias paradisíacas, cachoeiras, rios e lagoas a perder de vista. É uma região de paisagens indescritíveis, das quais só se acredita vendo. Tem áreas de preservação permanente, significativos trechos de manguezais e as mais promissoras áreas agrícolas do município. 

Tem o Parque Estadual da Pedra Branca que é a mais extensa área de conservação da cidade, com 12.500 ha, a maior área coberta por floresta natural do Município do Rio de Janeiro, já que a Floresta da Tijuca é, em parte, oriunda de reflorestamento, abrangendo todas as encostas acima da cota de nível de 100 m, demarcando seus limites com vários bairros do Oeste do Rio e da baixada de Jacarepaguá. É uma região rica em fauna e flora. A Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba é única no município, guardando em sua área importante documentação arqueológica de comunidades denominadas pelos cientistas como "pescadores primitivos da região de Guaratiba".

O Complexo Ecológico do Oeste do Rio inclui ainda a Serra do Mendanha, localizada no Maçiço de Gericinó, uma das últimas reservas de Mata Atlântica do município, abrigando espécies raras de fauna e flora, ameaçadas de extinção. A região ainda conta com 2 vulcões extintos. Outra explosão de beleza fica por conta das proximidades das lagoas e encostas com o oceano nas áreas de preservação que acompanham o litoral.

Ou seja, a região é uma INTIMAÇÃO à  beleza, ao encantamento, ao convívio com a natureza e suas espécies. Em toda a sua extensão a diversão é gratuita, abundante, generosa com todos os que sabem apreciar, respeitar e, principalmente, amar a natureza.

Não perca as expedições pela Zona Oeste do Rio de Janeiro.... Em breve nas próximas matérias...


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial