quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Viajando pela América do Sul - Quem precisa de PASSAPORTE?


Depois de alguns leitores me perguntarem: "vou viajar pela América do Sul, preciso de passaporte ou posso utilizar a identidade?" é que resolvi escrever este post.

Pra quem não sabe, em 2008 foi assinado um Acordo Sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, que permite aos nativos dos 13 países da América do Sul circularem pela região apresentando apenas um documento de identidade oficial com foto e em perfeito estado de conservação. Antes, isso só era permitido aos componentes dos Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai). Hoje essa permissão foi estendida aos seguintes países do Mercosul e Estados Associado:

  • Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai (na qualidade de Estados Partes do Mercosul);
  • Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela (na qualidade de Estados Associados).

Porém, esse acordo permite apenas a livre circulação do cidadão nativo da região. Não quer dizer que dispensa também o cara de ter que pegar um VISTO pra entrar em determinado país.

Mas Lembrem-se:

O PASSAPORTE é o seu documento internacional, para todos os países que pertencem ou não ao Mercosul, onde o acordo entre os participantes permite que você viaje apenas com a identidade.

E ai gostou? Deixe suas impressões, compartilhe essa aventura e conheça mais ainda nos nossos canais

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário