segunda-feira, 17 de outubro de 2011

É o seu primeiro Mochilão?

images (8) Bom, primeiro que mochileiro que é mochileiro sabe que mochilar não é só colocar a mochila nas costas e sair por ai perdido no mundo, sem rumo, sem direção. É preciso muito planejamento e dedicação! Horas e horas parado na frente de um computador com internet, com vários guias turísticos na frente, mapas dos países etc. afinal, quanto maior for o seu conhecimento sobre os lugares que quer visitar, melhor será a sua viagem! Pode acreditar!!!!

Vamos tentar dar algumas dicas aqui por onde começar. Então se liga!

1º Passo - Reúna o máximo de informações possíveis sobre cada lugar que deseja conhecer 

Em primeiro lugar, temos que organizar a logística da nossa viagem. Pra facilitar, crie uma lista de lugares que quer visitar e comece a pesquisar, a buscar toda e qualquer informação sobre o lugar.

  • Quais as principais rotas e meios de transporte para se chegar nos lugares que queremos ir?
  • Em que lugar iremos nos hospedar e quanto custa a hospedagem?
  • Quais são as “principais atrações” e se essas atrações são de fácil acesso ou se precisam de serviços de tour ou guias especializados e quanto custa esse serviço?

Mas lembre-se, mochileiro que é mochileiro, não se prende apenas ao que a cidade oferece para o turista ver. Mochileiro que é mochileiro sempre procura explorar ao máximo o território em que está, procura sempre conhecer os arredores das cidades turísticas, enriquecendo cada vez mais a sua viagem.

Portanto, procure saber mais sobre a cultura local, a história, a política, a geografia e a economia de cada lugar que vais visitar. E se você é um mochileiro amante da natureza, sempre procure visitar os parques nacionais, áreas preservadas e/ou selvagens, buscando saber um pouco mais sobre a fauna e a flora de cada região. E claro, nunca esqueça de procurar saber mais sobre as roupas, equipamentos mais adequados ao clima e a geografia das regiões que irá visitar.

2º Passo – Economize tudo o que for possível images (7)

Bom, mochileiro que é mochileiro economiza em tudo o que for possível economizar né! Controlar o orçamento é uma das coisas mais importantes na vida de um mochileiro de verdade. Afinal, se você se descontrolar financeiramente, sua mochilada certamente não será das melhores.

Antes de mais nada, procure saber até qu anto está disposto a sair da ZONA DE CONFORTO e viver como um mochileiro de verdade. Se pergunte se estará disposto a perder sua privacidade em diversos momentos de sua viagem, seja no caso de ter que dividir quarto com alguém, de ter que usar o mesmo banheiro que o outro, se realmente poderá dividir um guia turístico com mais alguém, ou se precisa de um só pra você. Avalie o quanto você é consumista e, o principal de tudo, se você está disposto a pesquisar bastante e a pechinchar sempre que quiser comprar alguma coisa. Na certa, toda essa reflexão fará muita diferença no custo da sua aventura!

Economizando na Hospedagem

quarto coletivo Albergue é uma das melhores opções para os mochileiros, principalmente para aqueles que viajam sozinhos. Pois neles é sempre possível conhecer outros mochileiros como você, fazer amizade e quem sabe se unirem para alguma atividade turística e conseguir um belo desconto. Mas cuidado, todo albergue tem regras que devem ser vistas sempre com muita atenção, muitos tem opções de acomodações duplas, triplas, etc, permitindo assim que casais ou famílias ocupem o mesmo quarto. A maioria dos albergues costumam separar o alojamento feminino do masculino. Alguns permitem fazer reservas on-line em mais de 300 albergues em mais de 50 países. Mas cuidado, essas reservas garantem a vaga e não o quarto, então dique atento sempre a detalhes, como por exemplo, banheiro privativo, é um serviço extra que deve ser solicitado na recepção.

Para saber mais sobre quais os albergues e hostels que o Blog da Mochila recomenda, clique aqui

Existe por aí uma lista infindável de hostels, albergues que você pode encontrar pelo mundo a fora no Hostel World e na Rede de Albergues é só conferir! size_590_hotel-formule1-590

Os Hotéis Econômicos econômicos também são uma boa opção para o mochileiro. Muita das vezes são hotéis frequentados por outros mochileiros, pessoas de passagem pelo local de todo o mundo. Eles também são conhecidos como hotéis de rede econômica, como Formule 1, Econolodge, EtapHotel. Além dessas redes, você pode procurar no Google por Budget Hotels.

Camping Free é uma outra opção barata para os mochileiros. Não importa em que lugar você vai se hospedar, leve sempre consigo sua barraca de camping, vai que em algum lugar desse mundão ao você encontra um terrenão plano grátis, ou mesmo a um preço bacana e que dê pra você montá-la e economizar uma bela grana com isso!

Hospedagem de graça? Isso mesmo! Há alguns sites especializados na troca de hospedagem, onde você pode oferecer sua casa como hospedagem e também ser hospedado na casa de outras pessoas de todo o mundo. O que recomendamos são o Couch Surfing, o Hospitality Club e o Stay 4 Free.

Share:

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Garanta seu Seguro Viagem

Reserve Já seu Hotel

Booking.com