terça-feira, 10 de abril de 2012

O que fazer quando seu Voo está atrasado ou foi cancelado?

kokokoEsses dias me deparei com uma situaçao um pouco chata, mas cada vez mais comum nos grandes aeroportos do Brasil – ATRASOS nos vôos!

 

Cada vez mais isso vem acontecendo, mas não só no Brasil, em muitos lugares do mundo também. Mas o que fazer caso haja ATRASO, CANCELAMENTO ou NÃO EMBARQUE no seu vôo por algum motivo? Pois bem, saiba que você tem seus direitos reservados pela ANAC e devem ser respeitados.

 

Nos casos de atraso, cancelamento de voo e preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking etc.), o passageiro que comparecer para embarque tem direito à assitência amterial, que envolve comunicação, alimentação e acomodação. Essas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam o voo, atendendo às suas necessidades imediatas.

 

A assitência é oferecida gradualmente, pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contando a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque.

 

Veja a seguir em quais situações você mais se encaixa:

 

A partir de 1 hora a empresa aérea é obrigada a lhe possibilitar comunicação (internet, telefonemas, etc.)

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A partir de 2 horas é necessário que se forneça alimentação, seja por meio de Vouchers, lanches, bebidas, etc.

 

A partir de 4 horas precisam lhe permitir acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa deverá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

 

Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo) ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.

 

A assitência material deverá ser oferecida também aos passageiros que já estiverem a bordo da aeronave, em solo, no que for cabível. A empresa poderá suspender a prestação da assistência materia para proceder ao embarque imediato.

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