terça-feira, 23 de outubro de 2012

Varsóvia - O que fazer pela cidade


É possível conhecer Varsóvia em 3 dias? Sem dúvida que sim! 3 dias é suficiente para conhecer a cidade que é consideravelmente mais barata que Praga segundo alguns viajantes.

Varsóvia viveu por anos as atrocidades da 2ª Guerra Mundial e hoje tenta se reerguer passando por diversas transformações culturais e econômicas. Hoje é possível encontrar voos baratíssimos partindo de vários países da Europa, o que certamente pode facilitar a vida de quem está em algum ponto da Europa e gostaria de ir passar um fim de semana em Varsóvia, quem sabe né!

O transporte em Varsóvia é bem diverso, há trens e ônibus que circulam pela cidade e fazem o trajeto do Aeroporto de Modlin para o Centro da cidade bem rápido.
Onde Ficar
Sugerimos ficar no Warsaw Hostel, é bem localizado e a diária custa em média 12 euros em quarto compartilhado.
O que fazer na Cidade
Para começo de conversa, vá até a Coluna de Sigismundo, no centro Antigo e aproveite o Free walking Tourque acontece todos os dias da semana as 11 horas da manhã. O walking tour é gratuito, os guias dão altas dicas e o passeio dura cerca de 2h30. O passeio pe gratuito, mas não seja tão mão de vaca e deixe uma colaboração ao final do passeio. Vale bastante a pena e valoriza o trabalho dos guias que são super simpáticos e que estão te fazendo economizar uma grana alta contratando guias particulares.

Você pode visitar o Complexo Cultural, com museus, teatros e salas de conferência no Palácio da Cultura e da Ciência. Trata-se de um antogo prédio, construído a mando de Stalin e que se destaca por sua altura incomparável de 237 metros. Foi palco até de um show dos Rolling Stones em 1967. Vale muito a pena visitar e aproveitar para ter uma das vistas mais belas da cidade lá de cima do palácio. A vista não é gratuita, mas é bem barata, custa apenas 20 Zlotys (cerca de 8 euros).

Conheça também o Museu do QG da Gestapo, o Serviço Secreto nazista e considerado um dos endereços mais temidos da Polônia Hitlerista. Milhões de poloneses foram levados para lá para serem torturados. No local é possível ver as marcas que os membros da guerrilha deixaram nas paredes. Hoje no local funcional o Ministério da Educação e para visitar, o turista paga 6 Zlotys (cerca de 1,50 de Euro), mas aos domingos é gratuito.

Tem o Museu do Levante que pe um dos mais procurados do país e que conta a história da guerrilha que sobreviveu durante 1 mês a fúrio nazista. É uma boa aula de história. E custa só 4 Zlotys (1 euro).
Onde comer

Bar Mleczny Familijny ou famoso Milk Bar – é um restaurante antigo dos trabalhadores do período comunista e tem bastante coisa barata no cardápio. Vale a pena dar uma passadinha lá para almoçar.

Mleczarnia 3 - pierogis

Você ainda pode visitar um dos restaurantes da Rede Zapiecek que tem comida típica polonesa e um preço bem acessível. E não esqueça de provar uma caneca de cerveja local, como Tyskie e a Okocim ou mesmo uma Vodka pra abrir e esquentar seu apetite. Uma dica que damos é pedir um Prato de Pierogi (pastéis cozidos com vários recheios) que custa uns 5 euros.

bar Mleczny_Milk Bar_Foto de Roberto almeida

E se você quiser economizar na comida, vá ao Bar Warszawa que fica em frente à praça principal da cidade antiga. É um contraste fascinante com os restaurantes caros da Avenida Nowy Swiat. O bar é bem movimentado, tem pratos e bebidas com ótimos preços e de boa qualidade. Por exemplo, se pedir o Strogonoff, vai pagar por ele apenas 9 Zlotys (cerca de 2 euros) e uma dose de vodka sai por 5 Zlotys (1 euro). a eficiência no atendimento é magnífico, os pedidos saem bem rápido. Você ainda pode tentar pedir o Bigos ou Chucrutes  que é uma espécie de repolho com carne de porco defiada e purê de batatas. E se você quiser ser mais ousado, pode pedir a famosa sopa de tripas (Flaki) que custa 1,50 euro, menos de R$ 5,00 e as porções são enormes, dá para dividir com 2 pessoas ou mesmo um Gulasz que é a carne de panela. Acho que é o único prato não muito exótico da região rs.

Informações importantes:
Free Walking Tour - http://freewalkingtour.com/art/pokaz/188 
Palácio da Cultura e da Ciência - Endereço: Pl. Defilad, 1, ao lado da Estação Central 
Museu do QG da Gestapo - http://www.muzeumniepodleglosci.art.pl/ - Endereço: Avenida Szucha, 25 
Museu do Levante - http://www.1944.pl/ - Rua Grzybowska, 79 
Restaurante Zapiecek - http://www.zapiecek.eu - Endereço: R. Świętojańska, 13 e Nowy Swiat, 64
E ai, gostou? Deixe seu comentário e aproveite 
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário