terça-feira, 23 de outubro de 2012

Varsóvia - O que fazer pela cidade


É possível conhecer Varsóvia em 3 dias? Sem dúvida que sim! 3 dias é suficiente para conhecer a cidade que é consideravelmente mais barata que Praga segundo alguns viajantes.

Varsóvia viveu por anos as atrocidades da 2ª Guerra Mundial e hoje tenta se reerguer passando por diversas transformações culturais e econômicas. Hoje é possível encontrar voos baratíssimos partindo de vários países da Europa, o que certamente pode facilitar a vida de quem está em algum ponto da Europa e gostaria de ir passar um fim de semana em Varsóvia, quem sabe né!

O transporte em Varsóvia é bem diverso, há trens e ônibus que circulam pela cidade e fazem o trajeto do Aeroporto de Modlin para o Centro da cidade bem rápido.
Onde Ficar
Sugerimos ficar no Warsaw Hostel, é bem localizado e a diária custa em média 12 euros em quarto compartilhado.
O que fazer na Cidade
Para começo de conversa, vá até a Coluna de Sigismundo, no centro Antigo e aproveite o Free walking Tourque acontece todos os dias da semana as 11 horas da manhã. O walking tour é gratuito, os guias dão altas dicas e o passeio dura cerca de 2h30. O passeio pe gratuito, mas não seja tão mão de vaca e deixe uma colaboração ao final do passeio. Vale bastante a pena e valoriza o trabalho dos guias que são super simpáticos e que estão te fazendo economizar uma grana alta contratando guias particulares.

Você pode visitar o Complexo Cultural, com museus, teatros e salas de conferência no Palácio da Cultura e da Ciência. Trata-se de um antogo prédio, construído a mando de Stalin e que se destaca por sua altura incomparável de 237 metros. Foi palco até de um show dos Rolling Stones em 1967. Vale muito a pena visitar e aproveitar para ter uma das vistas mais belas da cidade lá de cima do palácio. A vista não é gratuita, mas é bem barata, custa apenas 20 Zlotys (cerca de 8 euros).

Conheça também o Museu do QG da Gestapo, o Serviço Secreto nazista e considerado um dos endereços mais temidos da Polônia Hitlerista. Milhões de poloneses foram levados para lá para serem torturados. No local é possível ver as marcas que os membros da guerrilha deixaram nas paredes. Hoje no local funcional o Ministério da Educação e para visitar, o turista paga 6 Zlotys (cerca de 1,50 de Euro), mas aos domingos é gratuito.

Tem o Museu do Levante que pe um dos mais procurados do país e que conta a história da guerrilha que sobreviveu durante 1 mês a fúrio nazista. É uma boa aula de história. E custa só 4 Zlotys (1 euro).
Onde comer

Bar Mleczny Familijny ou famoso Milk Bar – é um restaurante antigo dos trabalhadores do período comunista e tem bastante coisa barata no cardápio. Vale a pena dar uma passadinha lá para almoçar.

Mleczarnia 3 - pierogis

Você ainda pode visitar um dos restaurantes da Rede Zapiecek que tem comida típica polonesa e um preço bem acessível. E não esqueça de provar uma caneca de cerveja local, como Tyskie e a Okocim ou mesmo uma Vodka pra abrir e esquentar seu apetite. Uma dica que damos é pedir um Prato de Pierogi (pastéis cozidos com vários recheios) que custa uns 5 euros.

bar Mleczny_Milk Bar_Foto de Roberto almeida

E se você quiser economizar na comida, vá ao Bar Warszawa que fica em frente à praça principal da cidade antiga. É um contraste fascinante com os restaurantes caros da Avenida Nowy Swiat. O bar é bem movimentado, tem pratos e bebidas com ótimos preços e de boa qualidade. Por exemplo, se pedir o Strogonoff, vai pagar por ele apenas 9 Zlotys (cerca de 2 euros) e uma dose de vodka sai por 5 Zlotys (1 euro). a eficiência no atendimento é magnífico, os pedidos saem bem rápido. Você ainda pode tentar pedir o Bigos ou Chucrutes  que é uma espécie de repolho com carne de porco defiada e purê de batatas. E se você quiser ser mais ousado, pode pedir a famosa sopa de tripas (Flaki) que custa 1,50 euro, menos de R$ 5,00 e as porções são enormes, dá para dividir com 2 pessoas ou mesmo um Gulasz que é a carne de panela. Acho que é o único prato não muito exótico da região rs.

Informações importantes:
Free Walking Tour - http://freewalkingtour.com/art/pokaz/188 
Palácio da Cultura e da Ciência - Endereço: Pl. Defilad, 1, ao lado da Estação Central 
Museu do QG da Gestapo - http://www.muzeumniepodleglosci.art.pl/ - Endereço: Avenida Szucha, 25 
Museu do Levante - http://www.1944.pl/ - Rua Grzybowska, 79 
Restaurante Zapiecek - http://www.zapiecek.eu - Endereço: R. Świętojańska, 13 e Nowy Swiat, 64
E ai, gostou? Deixe seu comentário e aproveite 
Share:

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Garanta seu Seguro Viagem

Reserve Já seu Hotel

Booking.com

Theme Support

Marcadores

Arquivo do blog

Label Cloud

2015 (1) ACRE (1) AMAZONAS (6) América do Sul (8) América Latina (3) Angra dos Reis (1) Aplicativos de Viagens (2) ARGENTINA (2) ARTE E CULTURA (1) AUSTRÁLIA (2) Bahia (1) BOLÍVIA (5) BRASIL (42) BRASÍLIA (2) BUENOS AIRES (1) Caacupé (1) café (1) CARNAVAL (1) CEARÁ (5) CHAPADA DOS VEADEIROS FÉRIAS (1) CHRISTCHURCH (1) CICLOTURISMO (1) Ciudad del Lest (3) corcovado (1) Culinária (1) DICAS (65) DINHEIRO (1) DOCUMENTAÇÃO (2) ESPANHA (3) EUROPA (2) EUROTRIP 2012 (2) Expedições (1) EXPERIÊNCIAS (7) Feriados (1) FORMOSA (2) FORTALEZA (8) Foz do Iguaçu (7) Gastronomia; São Paulo (1) GOIÂNIA (1) GOIÁS (4) GRÉCIA; ATHENAS (1) HOSPEDAGEM (6) HOSTELS (2) INTIMIDADE (5) Istambul (2) Itaipu Binacional (1) ITÁLIA (1) JALAPÃO (1) João Pessoa (1) Joatinga (1) LAS VEGAS; EUA; (1) MANAUS (8) Manual do Viajante (12) MARRAQUEXE (1) MARROCOS (2) MEIO AMBIENTE (6) MILITÂNCIA (1) MINAS GERAIS (11) MOCHILADAS (4) MOCHILÃO 2011 (1) MOCHILÃO 2011/2012 (2) Montevideo (1) Morador Turista (2) Músicas (1) NOTÍCIAS (4) NOVA ZELÂNDIA (5) Oceania (4) OURO PRETO (5) pão de açúcar (1) Paraguai (6) Paraíba (1) Paraná (6) Paraty (4) Peru (3) PLANEJAMENTO (29) POLÔNIA (6) Praias (1) Presidente Franco (1) Puerto Iguazu (1) Queenstown (1) rbbv (2) Religião (1) RIO BRANCO (1) RIO DE JANEIRO (41) Roteiros (2) SALTO DO ITIQUIRA (2) Saltos del Monday (1) Saltos Monday (1) SALVADOR (1) Samaipata (1) Santa Cruz de La Sierra (1) SÃO PAULO (17) São Tomé das Letras (7) Saúde do Viajante (3) Seguro Viagem (3) SELÇUK (1) SILVA JARDIM (1) Sydney (2) TERESÓPOLIS (1) TOCANTINS (1) TOP POST (1) TRANSPORTE (7) Tríplice Fronteira (1) TURQUIA (3) Uruguai (1) UTILIDADES (6) VARSÓVIA (1) Vassouras (1) Vista Chinesa (1) Wellington (1)

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Pages