quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Bolívia e Peru - Preparando o Roteiro

Há muito tempo que eu queria ter feito esse mochilão, mas sempre acontecia alguma coisa que me impedia seguir a diante. Foi quando nas férias de 2011 eu decidi que o meu desejo seria realizado. Preparei durante o ano de 2011 inteiro para poder viajar e finalmente em dezembro daquele ano eu já estava colocando os pés na estrada rumo à Machu Picchu.

Mas para quem pensa que foi fácil desenvolver um roteiro que me deixasse ao mesmo tempo feliz e que coubesse no meu orçamento, se engana. A Bolívia é um país sensacional só de você ler em livros, revistas e ver vídeos de outros mochileiros por ai, imagina o Peru então, com suas múltiplas cores e culturas. De início eu queria fazer tudo, conhecer todas as cidades, passar o maior tempo da minha viagem conhecendo cada cantinho desses países, conhecendo suas culturas e seus povos. Mas minha vontade logo caiu por terra quando eu comecei a colocar na ponta do lápis tudo o que eu queria fazer por lá. Foi ai que tive que começar a usar a faca para cortar boa parte das coisas e priorizar aquilo que sem dúvida alguma eu não poderia perder.

Para preparar o roteiro, eu trabalhei da seguinte forma:

Coloquei todas as cidades que eu gostaria de conhecer em cada um dos países, por exemplo, na Bolívia, meu roteiro inicial era conhecer Santa Cruz de La Sierra, Samaipata, Cochabamba, Sucre, Potosi, Salar de Uyuni, Oruro, La Paz e Copacabana. Já no Peru era conhecer Puno, Cuzco, Machu Picchu, Nazca, Paracas, Lima, Trujillo e Huaraz.

Pois bem, claro que, primeiro, eu não teria grana para fazer tudo isso e segundo, não teria grana suficiente para fazer essa aventura desse jeito, mesmo tendo custos bem abaixo do que se eu fizesse uma viagem à Europa por exemplo. O jeito que tive que tomar para poder realizar essa aventura foi o seuginte:

Eu teria de de 16 de dezembro de 2011 à 12 de fevereiro de 2012 para fazer essa viagem, seja 58 dias para me aventurar pela Bolívia e Peru e aprender tudo o que fosse possível aprender por lá. E voltar ao Brasil dizendo: Fui, Vi e agora conto pra vocês.
Com isso, meu roteiro final ficou assim:

Bolívia e Peru

Rio de Janeiro – Corumbá – Puerto Quijarro - Santa Cruz de La Sierra – Samaipata – Santa Cruz de La Sierra – Sucre – Potosí – Salar de Uyuni – Oruro – La Paz – Tiwanaco - Copacabana – Isla del Sol – Isla de Uros – Puno (Lago Titicaca) – Cuzco – Águas Calientes – Machu Picchu – Cuzco – Nazca – Paracas – Pisco – Lima – Huaraz – Trujillo – Lima – Rio de Janeiro.

E com isso, o primeiro passo para a minha viagem estava definido, agora o problema era como ir de um lugar para o outro, o que fazer em cada um deles e onde ficar. Mas isso fica para outro post.

*Post da Série Mochilão Bolívia – Peru

E ai gostou? Deixe suas impressões, compartilhe essa aventura e conheça mais ainda nos nossos canais

Share:

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Garanta seu Seguro Viagem

Reserve Já seu Hotel

Booking.com