Como planejar sua viagem à Europa - Dicas e Informações

By | 09:54:00 Leave a Comment
Quero fazer um mochilão por 30 dias na Europa, quanto vou gastar?

Essa é a pergunta que sempre nos fazem. Procuramos nesse post reunir todas as informações necessárias para preparar a sua viagem. Vamos ser bem práticos aqui e dar  as dicas que sempre usamos para preparar as nossas aventuras. Cada um tem o seu jeito de viajar, as dicas aqui são apenas um exemplo de como começar a planejar a sua viagem. Lembrando que cada um é cada um e que nem todas as viagens são iguais e muito menos todos têm o mesmo gosto, então, utilize essas dicas com sabedoria e adequadas ao seu estilo de viagem. No nosso caso, temos um orçamento de 10 mil reais cada um.

Dica 1 – Calculando os Custos Fixos da nossa viagem

Os Custos Fixos da viagem são:

1. A passagem aérea – aquela em que você vai usar para ir e voltar ao seu país de origem, no nosso caso: Rio de Janeiro (Brasil). Esse é um custo, muita das vezes, o mais salgado de toda a viagem, dependendo de quando compre a sua, vai encontrar desde a mais barata, até a mais cara. A dica é comprar com pelo menos uns 4 ou 5 meses antes da data que você quer começar a viajar. Por exemplo, a nossa passagem para Berlim em setembro de 2013 custou 2.600 reais.

2. Seguro Viagem – é indispensável você ter um que cubra toda a sua viagem. Existem muitas empresas que oferecem esse serviço. Esse serviço cobre qualquer tipo de problema que você venha a ter durante a sua viagem, desde o extravio da sua bagagem, até eventuais acidentes de saúde que você venha a ter no exterior. Por exemplo, um Seguro Viagem da Mondial Travel Seguros custou 296,22 reais.

3. Transporte -  o transporte que nos referimos aqui são aqueles em que você vai utilizar para se deslocar de um país para o outro. É super importante que você já tenha em mente quais os transportes que você vai utilizar para se deslocar de um lugar para o outro. Por isso, pesquise bastante quais são os melhores meios de deslocamente de um país para o outro. Você pode utilizar diversos sites de transporte na Europa para pesquisar qual o melhor a ser utilizado, por isso, não se preocupe, o Google.com é o melhor amigo de um mochileiro na busca por alguma informação assim. No nosso caso, em nosso próximo mochilão em setembro de 2013, já temos o cálculo de nosso deslocamento entre os países da nossa viagem que é de 2 mil reais.

Esse cálculo é o mais complicado, pois ele vai determinar o quanto você vai poder curtir de acordo com o seu orçamento. Por exemplo, para viajar, além dos custos da sua passagem de ida e volta ao seu país de origem, do seguro viagem e dos gastos de deslocamento entre os países do seu roteiro, é preciso colocar na ponta do lápis quanto você vai gasta com os Custos Variáveis da Viagem, que são custos diários. Somando os gastos dos Custos Fixos temos um gasto de 4.896,22 reais, o que nos permite ter em nosso orçamento para os custos variáveis, o valor de

10.000 – 4.896,22 = 5.103,78


Dica 2 – Calculando os Custos Variáveis da nossa viagem

Como falei anteriormente, os custos variáveis da nossa viagem é de 5.103,78 reais. Esse valor, dividindo para 30 dias nos dá um valor de 170,12 reais por dia da sua viagem. Ou seja, esse é o valor que vamos ter para gastar por dia durante a nossa viagem de 30 dias pela Europa. Com isso, chegamos ao seguinte cálculo:

1. Alimentação – Como ficaremos o dia todo fora, andando de um lado para o outro da cidade, certamente não iremos almoçar no Hostel, ou seja, a manhã é comprar coisas para preparar sanduíches para passar o dia e a noite cozinhar no Hostel. Sai bem mais barato do que comer na rua todos os dias. Ou se preferir, pode comer naquelas barraquinhas de Hot Dogs que ficam pelas ruas e são opções bem baratas. Mas no nosso caso mesmo, ficaremos com os jantares preparados no hostel. Temos ai um gasto de no máximo uns 15 Euros por dia.

2. Transporte interno -  É bem complicado calcular os valores de transporte interno, pois depende muito de onde você vai estar. Por exemplo, no nosso caso, sempre escolhemos ficar hospedados em um lugar próximo ao centro, pra facilitar nesse deslocamento, mas se isso não for possível, calcule o valor de 5 Euros ida e volta, no valor de um metrô, por exemplo.

3. Hospedagem – Bom, como dissemos, sempre procuramos os hostels bem localizados, mas além disso, sempre procuramos pelos mais baratos também. Com isso, conseguimos além de um bom hostel, com uma localização que vai nos ajudar a diminuir nossos custos com transporte local, aquelas que são bem em conta também. Por exemplo, uma média de diária de hospedagem que sempre procuramos é a de no máximo 20 Euros.

4. Atrações – Não dá para viajar e não entrar naquele Museu, naquela Roda Gigante famosérrima de Londres né. Com isso, não tem como não calcular os gastos que teremos com atrações durante a nossa viagem, ou seja, destinamos cerca de 15 Euros no máximo com esses gastos por dia.

5. Balada – Certamente iss é o que mais nos preocupa durante a viagem, pois ao mesmo tempo que você quer interagir com a cultura local, conhecer novas pessoas, vai ter que ir a alguma balada local. E com isso, mais um gasto que você vai ter. Como não somos muito de balada, calculamos apenas 1 balada por destino, gastando 10 Euros no máximo. Uma dica boa é sempre procurar por baladas free, ou seja, que você não paga para entrar no local e pode comprar bebidas por um preço mais em conta também.

Com isso, chegamos ao cálculo dos Custos Variáveis de nossa Viagem de

Alimentação + Transporte Local + Hospedagem + Atrações = CUSTO DIÁRIO
15,00 + 5,00 + 20,00 + 15,00 = 55 Euros por dia + 40 Euros de balada durante toda a viagem

Como só desfrutamos de 1 Balada por destino e nosso roteiro prevê 4 países, ou seja, só teremos um gasto de 40 Euros durante a viagem com baladas.

E ai, animou? Veja se essas dicas também serve para o seu orçamento e divirta-se em sua próxima viagem.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial