sábado, 26 de janeiro de 2013

Bolívia e Peru - Dicas sobre Santa Cruz de La Sierra

Santa Cruz de la Sierra destoa do resto da Bolívia, tanto em relação ao clima, que é extremamente quente, quanto às pessoas. É bem comum encontrarmos homens engravatados pelas ruas ao invés de vermos o que normalmente se espera ver nas ruas bolivianas – a cultura indígena. E na boa, se você não quer perder muito tempo, faça como muitos viajantes, esteja em Santa Cruz apenas de passagem para outra cidade. Tirando alguns passeios nos arredores, a cidade não tem mais nada de interessante e não vale gastar mais do que 1 dia para conhecê-la.

Como Chegar


Você pode chegar à Santa Cruz de la Sierra de 3 formas:

De Trem da Morte vindo de Puerto Quijarro
Itinerários e Preços_trem da Morte
















De avião vindo de qualquer parte do mundo e chegando no Aeroporto Internacional de Viru-Viru, que fica imensamente longe da cidade ou mesmo vindo de ônibus, o que não recomendamos de jeito nenhum.

Circulando pela Cidade

Andar pela cidade é uma verdadeira comédia. É bem comum você se deparar com um táxi nada muito convencional, com cortinhas  e vários adereços no para-brisa. Isso se deve ao fato da Bolívia reaproveitar os carros do Japão que iriam para o ferro-velho e transformá-los em novos. De qualquer forma, é uma ótima maneira de conduzir turistas. Você se diverte horrores com cada táxi que aparece.

A média das corridas no centro ficam em torno de Bs.10. Mas se você quiser se aventurar pela cidade, se perder de vez em quando, basta pegar os ônibus bolivianos. Mas se você não quer correr o risco e perder tempo, aproveite os outros turistas do hostel para andar pela cidade e rachar as corridas de táxi por ai.

O Centro fica na Plaza 24 de Septiembre e, fora a praça, um dos lugares mais frenquentados são as “7 calles”, onde é possível encontrar muito comércio, com uma variedade imensa de roupas típicas, coloridíssimas, muita comida típica, como os Cuñapés, que é uma espécie de pão de queijo. Claro, não se compara aos mineiros, mas dá para comer e não morrer de fome.

E caso você vá sair da cidade, compre a passagem no dia da viagem, pois eles não vendem com antecedência.

Como se Comunicar na Cidade

O código da cidade é o 3 e para ligar de qualquer cidade da Bolívia pra Santa Cruz você tem que digitar o 10, depois o 3 e só aí digitar o número do telefone. Por exemplo, 3 + 10 + número do telefone. Mas se tiver dentro da cidade, basta digitar o número do telefone mesmo.

A internet é encontrada em diversos lugares e custa cerca de Bs.3 a hora. Bem barato, mas não fique muito para não perder tempo na cidade e deixar de conhecer algom interessante.

Tem um Centro de Informações Turísticas bem na parte norte da Plaza 24 de Septiembre. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.

Onde Ficar

A cidade é bem cara de cidade de negócios e é difícil encontrar um lugar bom e barato para descansar. Mas é possível encontrar algumas nas proximidades do Centro Antigo ou mesmo perto do Terminal Bomidal. Nós ficamos no Hostal Casa Grande. Ele é bem simples, mas fica perto do Terminal, é barato e tem banho quente. A diária foi de Bs.25 por pessoa em quarto duplo mas com banheiro compartilhado.

Onde Comer

No entorno da Plaza 24 de Septiembre tem vários restaurantes e lanchonetes com várias opções de refeições e lanches para você saciar sua fome, mas já adiantamos, os preços são bem assutadores. Mas se quiser andar um pouco e pagar um pouco mais barato, na Calle México e Av. Cañoto, que fica perto da universidade, os preços são bem mais em conta e é possível encontrar refeições entorno de Bs.20. E ainda tem o Mercado Popular, bem na frente do Termina, mas não é nada confiável.

Baladas

Santa Cruz tem uma balada bem legal, mas as boates não ficam abertas muito tempo. Então, prepare-se para ir mais cedo e curtir um pouco da noitada crucenha. Mas tem um bairro que é do agito, o Bairro Equipetrol que tem várias boates. A maioria das boates você não paga para entrar, apenas o que consome, então, aproveite para fazer um esquenta do lado de fora, já que do lado de dentro, os preços triplicam. Por exemplo, um shot de tequila do lado de fora custa em média uns Bs.5 e do lado de dentro, pode chegar à uns Bs.15. E para os amanhtes da Salsa, o melhor lugar é o Elegua, que fica na Calle 24 de Septiembre e a entrada custava uns Bs.10.

Samaipata: Dando uma Fugidinha

O melhor a fazer em Santa Cruz de La Sierra é dar uma fugidinha e ir conhecer Samaipata, ruínas incas que fica há uns 120 km da cidade, onde é possível fazer várias trilhas pelo vilarejo. Para quem não sabe, Samaipata é um vale cercado de montanhas, é uma vilazinha pequena, bem tranquila e simpática, mas o seu maior atrativo está no “El Fuerte”, que é um parque arqueológico que é patrimônio cultural da humanidade. A entrada no El Fuerte custa Bs.32 e dá direito a visitar o Museu Arqueológico, onde é possível conhecer um pouco mais sobre as civilizações que existiram na região.

Para chegar em Samaipata a melhor opção é rachar um táxi com alguém e ir pra lá. Mas só vale ir de táxi se for dividir com mais alguém, pois custa cerca de Bs.200 para ir e voltar, mais Bs.60 para subir até o forte, pois se for a pé tem que andar cerca de 2 horas. Outra opção é ir de ônibus, que custa bem mais barato, mas não tem muitas opções de horários e muita das vezes você tem que dormir na cidade, pois não consegue pegar o ônibus de volta para Santa Cruz.

Uma outra coisa bem legal para fazer em Samaipata é a La ruta del Che. É bem turístico e o passeio te leva até a aldeia onde Che Guevara foi morto. Lá tem o Museu Histórico del Che, que só abre quando o responsável se encontra na cidade. Não tem nada demais, mas é recomendável para os que são fãs de Che Guevara, pois além de não ter nada de mais, os passeios são muito caros. Se tiver interesse, procure a Agência Ruta Verde Operator

Custos de passagens

Cidade de Origem
Destino Custo Médio dos Ônibus
Santa Cruz Sucre Bs.80 a Bs.140
Santa Cruz Cochabamba Bs.80
Santa Cruz La Paz Bs.120

Terminal Bimodal de Transporte

É o terminal onde se chega tanto de trem, quanto de ônibus na cidade.
Telefone: (3) 348-8382

Reações:

10 comentários:

  1. Como faço pra ir de Santa Cruz pra Buenos Aires? E de Santa Cruz pra Machu Picchu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem pra ir de santa cruz para Machu Picchu dá pra ir de trem, o numero do terminal é esse aii... mais pra buenos aires eu n sei =/

      Excluir
  2. Interessante tudo o que foi descrito. Mas, e se eu mandar uma sobrinha fazer medicina por aí, vale a pena?

    ResponderExcluir
  3. Mariana,

    Infelizmente não possuímos informações sobre a qualidade do ensino de medicina no país.

    ResponderExcluir
  4. estou indo em abril para Santa Cruz de La Sierra e fico 10 dias, tens alguma ideia de roteiro? que cidades e lugares devo conhecer?

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    A Bolívia é um país sensacional, mesmo sendo o país mais pobre da América Latina, ainda é rica em cultura e seu povo é muito simpático e solicito.

    Cidades que recomendo:

    - Sucre, vá a feira de Tarabuco (é dia de sábado). Lá é possível comprar roupas de frio com preços bem baratos.
    - Salar de Uyuni
    - La Paz
    - Coroico
    - Samaipata (não deixe de ir, é a cidade que conta a história do Che Guevara)

    Entre muitas outras... viajar pela Bolívia é muito bom... qualquer uma de suas cidades tem sua magia.

    ResponderExcluir
  6. Quando foi feita essa viagem?
    Os preços ainda estão atuais?

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito úteis as informações. Pretendo ir para a Bolivia no final desse ano.Você tem idéia qual é o tempo de viagem Santa Cruz - La Paz?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Então, não sei ao todo, pois quando fiz a viagem fui de Santa Cruz direto para outro lugar e só cheguei à La paz depois de Oruro. Mas de avião creio que seja mais rápida a viagem.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Estou indo para santa cruz em outubro, tenho 14 dias. meu voo de ida e volta sai de santa cruz e quero ir para machu picchu e cusco ainda. Alguém sabe o tempo que se leva de santa cruz até machu picchu? quero ter ctz qtos dias vou ´perder´indo para o peru!

    Obrigada

    ResponderExcluir

NA REDE

TwitterFacebookGoogle PlusInstagramPinterestRSS FeedEmail