terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Série Espanha - ''ADIÓS'' ANDALUSIA

''Adiós'', Andalusia !


Cheguei na Espanha no dia 07/dez, ''toquei o solo'' no aeroporto de Madrid e algumas horas depois já estava dentro de um trem, indo em direção ao sul. Córdoba, no ''coração'' da Andalusia, era meu destino final. E não escolhi essa Cidade por opção própria não. Na verdade foi Córdoba quem me escolheu. Já explico.

Tudo começou lá atrás, no início de 2013, quando minha viagem estava sendo planejada. Eu buscava uma experiência em um país de lingua espanhola. Estava estudando espanhol àquela altura e nada melhor do que reunir em uma só experiência 2 paixões – Viajar e aprender novos idiomas. Foi aí que comecei a fazer contatos com pessoas e instituições (ONGs) em alguns países – México, Argentina, Chile e Espanha. Meu objetivo era realizar um trabalho voluntário, algo que iria me proporcionar uma experiência nova e ao mesmo tempo me ajudar a economizar, uma vez que eu receberia acomodação e/ou alimentação em troca do trabalho. Alguns meses depois e muitos não’s recebidos, consegui um contato em Córdoba. Até aquele momento eu não sabia absolutamente nada sobre aquela Cidade. Enviei um e-mail para esse contato, explicando meu objetivo e dentro de alguns dias recebi um e-mail de volta, com uma resposta positiva. Eu iria à Córdoba, ficar lá por 1 mês. Meu trabalho seria em uma Escola, interagindo com adolescentes. Realizando grupos de conversação em inglês, participando de atividades e ajudando no que fosse necessário. Minha viagem começava naquele exato momento. Eu não pensava em outra coisa.

Uma pessoa que foi determinante para que tudo isso acontecesse se chama Hélio Gomes. Foi ele quem me apresentou Córdoba, foi ele também quem conseguiu minha hospedagem em uma casa de família (lembram-se da Casa de Nines Flores, né?!) e também me apresentou a um Professor de Espanhol, o Domingo. Outra pessoa que foi fundamental para minha adaptação naquele momento. A partir dessas 2 pessoas conheci muitas outras. Me fizeram sentir ''em casa''. Acabei não ficando 1 mês lá. Por conta do calendário escolar, não fazia sentido ficar lá além do dia 24/dez, data na qual os alunos entrariam de férias. Ao todo foram 17 dias. Andei muito por aquelas ruazinhas estreitas, fotografei muito, me diverti muito com o sotaque ''Andalus''. (Eles ''comem'' as palavras e não tem o costume de pronunciar o ''s''). Conheci a bela Mezquita, construção emblemática e que marca o domínio Mulçumano naquela região. Ficava horas e horas contemplando-a. Fui convidado a passar o Natal com a família da casa onde estava hospedado, o que foi uma experiência única para mim, e no dia 25/dez pela manhã estava eu deixando aquela Cidade e seguindo viagem pela mesma região.

Ao todo visitei 6 Cidades na Andalusia. Peguei 4 caronas. Dormi em casa de desconhecidos (couchsurfers). Curti muito com os alemães em Sevilla. Tomei muito vinho em Montilla, curti as praias de Málaga e Nerja e para fechar com chave de ouro, passei o ano novo em Granada, uma Cidade que choca pela beleza e imponência das paisagens. Hoje é a minha última noite aqui. Me despeço dessa parte do país, tão rica culturalmente e tão parecida com o meu Nordeste. Na maneira de falar, na fartura de comida, no jeito simples das pessoas levarem a vida mas, sobretudo, na hospitalidade, característica marcante no povo Andalus. Sigo viagem, mas levo comigo boas lembranças da região que primeiro me recebeu. Acho que nunca mais escutarei a palavra ESPANHA sem lembrar automaticamente da palavra ANDALUSIA.

Aqui vão as 20 fotos mais ''curtidas'' até agora. Amanhã pego uma carona até Valencia, onde fico por 4 dias. O ''Projeto Mochilão Espanha 50 dias'' chega ao 25º dia. É, isso mesmo, estou exatamente na metade da viagem e o ritmo, a partir de agora, vai ser muito mais alucinante, pois tenho o dobro de Cidades para visitar no mesmo espaço de tempo.

De acordo com meu planejamento, tenho ainda para visitar: Valencia, Barcelona, Zaragoza, Pamplona, San Sebastián, Santander, Segovia, Salamanca, Ávila, Toledo e Madrid.

Farei o possível para cumprir esse itinerário e mostrar ao máximo da cultura espanhola e da minha experiência, como viajante. Um forte abraço e um 2014 de muitas conquistas !

Hasta luego !




Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles

Foto: Sávio Meireles


Reações:

1 comentários:

Postar um comentário