COMO PLANEJAR SUA VIAGEM

By | 15:32:00 Leave a Comment
Uma das coisas mais fantásticas do mundo é poder colocar sua mochila nas costas, sair vagando pelo mundo, desbravando lugares e culturas que são diferentes dos nossos costumes do dia-a-dia. Descobrir um pouquinho do mundo e enriquecer ainda mais sua vida viajante é sem dúvida alguma um privilégio para os amantes de aventuras, mas sem o mínimo de planejamento sua viagem pode não sair de acordo com o que você esperava e você ter aquele sentimento de frutração que não é nada legal.
Há quem diga que planejar uma viagem não é legal e que te limita. Bom, nossa experiência em planejamento de viagens até hoje nos permitiu explorar ao máximo tudo o que poderíamos aproveitar nos destinos onde buscamos nos aventurar. Claro que todo planejamento requer do viajante a flexibilidade necessária para mudar os rumos se assim ele desejar ou necessitar. Planejar uma viagem não pode ser uma prisão para quem quer sair desbravando o mundo, então, moderação é sempre o seu melhor amigo nessas horas.
Separamos algumas dicas bem legais a partir de nossas experiências em viagens. Claro que não se trata de nenhuma fórmula mágica, tampouco a solução de todos os seus problemas, mas certamente vai te ajudar a ter uma luz na hora de planejar a sua viagem.

1. TEMPO E ORÇAMENTO DISPONÍVEL

Tempo e Dinheiro são duas coisas que sempre nos coloca aquele empecilho na hora de querer viajar, não é mesmo? Mas nada que um bom planejamento não resolva essa questão. Primeira coisa que você precisa ter claro na mente é o tempo que terá livre para viajar. Isso poderá ser desde um simples final de semana, até mesmo meses de férias, então, tenha bem claro isso na mente: Quanto tempo eu tenho para viajar?
40b139ede0381b02300e17b95a509e40
Sabendo o tempo que você tem para viajar, o segundo passo é fazer com que o tempo que você tem disponível caiba dentro do seu orçamento. Nem sempre o tempo que temos condiz com nosso orçamento, então, tenha bastante atenção ao que tange quando de dinheiro disponível ou que poderá ser economizado você terá a seu dispor.
Sempre que começamos a planejar nossas viagens, fazemos uma projeção bem simples e que nos dá uma noção básica de quanto iremos gastar durante nossa viagem. Lógico que é apenas uma projeção e que poderá variar de pessoa para pessoa, já que nem todos os lugares apresentam os mesmos custos.
Por exemplo: delimitamos nossos gastos diários entorno de R$ 100 reais por dia, onde nesses gastos estão orçados os custos com hospedagem, alimentação e locomoção (transporte local). As vezes nem chegamos a gastar esse valor por dia, onde o que sobrou daquele dia, fica no nosso orçamento para o dia seguinte onde podemos utilizar de forma consciente para comer naquele restaurante legal no último dia da nossa passada pelo local ou mesmo comprar aquela lembrancinha da viagem.
Tudo vai depender de como você se comporta financeiramente na viagem. Lembre-se que controlar seus gastos faz parte de um bom planejamento. Não adianta gastar tudo o que tem nos primeiros dias da viagem e no restante passar por apertos.

2. PRA ONDE VOCÊ QUER IR

Depois de saber quanto tempo e recursos você terá disponível para utilizar na sua viagem, é hora de começar a pensar onde você irá se aventurar. Lembre-se que o destino que você quer conhecer vai depender de quanto tempo e dinheiro tem disponível para isso, certo?
1488262_10151933063986475_542339323_n
Escolher um país, uma cidade ou mesmo uma região a ser explorada não é nada fácil. Queremos sempre conhecer tudo e quando nos damos conta, o que queremos não cabe no nosso orçamento e muito menos no tempo que temos disponível para isso. Então vamos com muita calma nessa hora para que tudo possa sair do jeito que você deseja e de acordo com suas possibilidades temporais e orçamentárias.

3. COMPRANDO A PASSAGEM

IMG_0544
Uma dica que sempre damos é comprar a passagem aérea da origem para o destino onde iremos com bastante antecedência. Comprando com antecedência é possível comprar bem mais barato, conseguir descontos e ainda parcelar no cartão de crédito e assim conseguir eliminar esse gasto até o início da sua viagem.
Há vários mecanismos de busca de passagens aéreas e que sempre indicam promoções, preços mais baratos, etc, um deles é aplicativo do Melhores Destinos, onde você sempre encontra aquela dica esperta de passagens com preços bem acessíveis.

4. CLIMA

A escolhar do seu destino também depende bastante do tipo de clima que você curte. Ou seja, se você não curte frio, como eu por exemplo, não seria nada legal viajar para um local onde o frio não será nada confortante para você, certo? Ou mesmo se você se desafiar a conhecer um lugar onde o clima seja frio, estar preparado é sempre bom né!
Com o mundo moderno e o advento da internet é possível ter conhecimento sobre o clima do local onde irá visitar, sem nem ao menos sair de casa. Assim como é possível também obter aplicativos que facilitam saber como estará o tempo no período em que você estará viajando.
yahoo_weather_app_new
Existem uma infinidade de aplicativos que nos ajudam na hora de saber se estará frio, calor, chovendo e até mesmo se teremos muito vento naquele dia, nos permitindo estar preparado para qualquer situação durante nossa viagem. O aplicativo de previsão do tempo que achamos mais TOP e que podem ajudar na sua viagem também é o Weather. Ele é um dos mais completos, não só por conta da grande quantidade de informações metereológicas que ele dispõe como a previsão do tempo, temperatura, velocidade do vento, pressão atmosférica, etc, mas támbém por causa de seus gráficos bem estáveis.

5. PREPARANDO O ROTEIRO

De posse do seu destino, é hora de começar a planejar seu próprio roteiro, traçar o itinerário que você fará para se deliciar na sua aventura. Hoje existem vários aplicativos que facilitam na hora de preparar o seu roteiro, desde o Google Maps até mesmo o Orux Maps.
oruxmaps
Mas lembre-se, um bom roteiro é aquele que te agrada e te fará feliz. Não adianta querer conhecer tudo no lugar onde você vai e passar rapidamente por cada uma das atrações. Ou seja, tempo é dinheiro, mas também é felicidade, satisfação e o melhor de tudo, aproveitamento!
O roteiro de uma viagem é algo muito pessoal pois nele é possível destacarmos o que cada um deseja fazer em cada local, ou seja, não adianta traçarmos um roteiro baseado em atividades ao ar livre, enquanto o local onde você irá visitar só dispõe de locais fechados.
177174_321843094570735_1108494145_o
Sempre que viajamos, realizamos nosso planejamento quase que um ano antes, dependendo do tipo de viagem que iremos fazer. Por exemplo, se você tem o interesse de viajar para um país como o Uruguay, quais são as cidades que você deseja conhecer? Quanto tempo você terá disponível para cada uma delas? Quais são as atrações turísticas que você quer conhecer?
Sempre buscamos dicas e informações variadas, seja nos Guias de Viagens, seja na Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens que conta com mais de 800 blogs com muitas, mas muitas dicas que certamente te ajudará a planejar melhor a sua viagem. Além disso, existem uma variedade enorme de aplicativos que podem ser instalados no seu celular e que lhe ajudarão e muito durante a viagem. Para saber mais sobre os aplicativos que podem ajudar na sua viagem, o Blog da Mochila tem um post inteirinho sobre isso aqui.
12924477_1124827844234374_7769008948575753341_n
De posse dessas informações é possível começar a planejar seu próprio roteiro. Nós do Blog da Mochila trabalhamos muito com Planilhas de Viagens, onde tudo o que faremos na viagem é detalhado nessa planilha. Essa planilha é muito útil pois facilita no planejamento e nos dá uma dimensão do potencial da viagem que faremos, assim como os custos que teremos e a partir disso ter uma noção clara de quanto precisamos para realizar a nossa aventura. A planilha é dividida por Abas e devidamente organizada de acordo com a necessidade e de forma a facilitar na visualização.
Planilha
Essa é Planilha de Gastos da viagem que fizemos pelo Uruguay, com algumas considerações importantes ao que tange os custos, atrações, etc. Lembre-se, essas são apenas informações que podem servir de base para o seu planejamento e portanto, deixamos a planilha aberta para que todos/as leitores/as possam utilizá-la como base. Se você tiver interesse em adquirir a nossa Planilha de Viagem, entre em contato conosco.

6. RESERVAS E TICKETS

booking
De posse do seu roteiro é possível saber em quais cidades você visitará e consequentemente onde terá que providenciar sua hospedagem. Nós do Blog da Mochila temos uma parceria com o Booking.com que é um site de busca de hospedagem em vários países e com preços que variam de acordo com o seu bolso. Assim não perdemos tempo fazendo buscas imensas na internet sobre onde ficar. No Booking, além de conseguir fazer sua reserva, você conta com a sinceridade de outros viajantes que deixam seus comentários e impressões sobre os hostels, hotéis, etc onde ficam hospedados.
ticketbar-amsterdam-umviajante
Além da hospedagem que é uma das principais preocupações, sempre que viajamos fazemos uma lista com todas as atrações que nos chama atenção na cidade e a partir disso analisamos nossas preferências e prioridades em conhecer. De posse dessa lista, partimos para a busca na internet por sites de informação no qual possamos saber mais sobre a atração, como por exemplo se é uma atração gratuita ou se teremos algum custo e os horários disponíveis para que possamos nos adequar devidamente ao passeio. Existem muitos blogs hoje em dia especializado em venda de tickets específicos de atrações em muitas cidades pelo mundo a fora, onde você poderá comprar ingressos sem infrentar fila e ainda agradecer muito quando chegar ao local e lembrar de que não precisa ficar naquela fila quilométrica. Infelizmente o BM ainda não trabalha com nenhuma parceria para venda de ingressos, mas super recomendamos o Ticketbar do Ducs Amsterdam.

7. DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM

Com tudo providenciado, é hora de verificar a documentação necessária para que você possa viajar. É sempre importante estar com sua documentação em ordem. O principal documento para quem vai viajar para fora do Brasil é o Passaporte. Se você ainda não possui um, saiba como tirar o seu Passaporte AQUI.
13064648_10153958464855100_4704409225148865914_o
Dispensam a apresentação do Passaporte, os países da América do Sul que fazem parte do Mercosul, onde o viajante poderá cruzar a fronteira passando pela imigração portando apenas a cédula de identidade. É importante que sua identidade esteja na validade e em perfeito estado de conservação. Também não é permitida a apresentação de Carteira de Motorista, Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou qualquer outro documento que não seja seu RG. Saiba mais sobre os países que fazem parte do Mercosul AQUI.
seguro_viagem_geral_728x90
Além do Passaporte, todo viajante que se preze, tem como uma das suas maiores preocupações durante uma viageme ainda em seu processo de organização, é a de que sua saúde deve estar 100%. Ou seja, antes de embarcar para qualquer lugar deste planeta, não se esqueça de fazer um checkup geral, além de verificar se sua Carteirinha de Vacinação Internacional está em dia. E claro, não esqueça nunca de adquirir o seu Seguro Viagem. O Blog da Mochila possui parceria com a Real Seguro Viagem e traz descontos especiais para quem deseja ter o serviço.

8. CHECKLIST FINAL

1148904_10152128999351475_814332202_n
E para ter certeza de que não está faltando nada e assim poder curtir como se deve a sua viagem, segue uma dica de como não deixar nada do seu planejamento de fora da sua viagem. Para isso, verifiquem os seguintes itens:
  • Passagem Aérea
  • Reservas de Hotéis/Hostels
  • Tickets de Passeios
  • Roteiro de Viagem
  • Seguro Saúde
  • Carteira de Vacinação Internacional
  • Apps de Viagens instalados no seu Celular
Cada pessoa possui uma necessidade, por tanto, as dicas encontradas aqui são as que experenciamos, ou seja, testadas por nós do Blog da Mochila e o que melhor se encaixou em nossas necessidades. Esperamos que também ajude você a planejar melhor a sua aventura e assim você possa ter as melhores experiências possíveis.
E você, tem alguma dica bacana para montar o seu planejamento de viagem?
Contribua com o Blog da Mochila deixando aqui as suas dicas e sugestões!
E ai, gostou? Deixe suas impressões, compartilhe essa aventura com seus amigos e aproveite para conhecer um pouco mais do #BlogdaMochila nos nossos canais pela Rede!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial