sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Catedral de Nossa Senhora de Caacupé



O Paraguai é um país bem religioso, sendo católico por tradição. A Catedral de Nuestra Señora de los Milagros, muito conhecida como Catedral de Caacupé ou mesmo como Basílica de Nossa Senhora de Caacupé é um dos destinos mais visitados pelos paraguaios católicos e começa a virar uma febre entre os viajantes que buscam conhecer um pouco mais da história do povo guarani.

Catedral de Caacupé

Interior do Santuário de Caacupé
A Catedral é bem grande, cheia de adornos e vitrais de tirar o fôlego. Foi sem dúvida alguma um dos momentos mais ricos e significativos da nossa viagem. Para os viajantes religiosos, a Catedral proporciona momentos de renovação da fé, mas não se preocupe se você não é nem um pouco religioso, a Catedral tem um lugar muito legal para você.

Nossa Senhora de Caacupé ao fundo
Além de ter muitos espaços legais para apreciar um pouco da cultura religiosa do povo paraguaio, no alto da Catedral há um Mirador que guarda uma grande relíquia do povo desse país. 

A história do povo guarani contada em belas pinturas na parede

É possível perceber nas pinturas o quanto o povo guarani foi perseguido e massacrado

A angústia de um índio ao ser perseguido e que dá origem à história da Santa de Caacupé
Do momento em que você inicia a subida até a cúpula, é possível se deparar com pinturas feitas nas paredes e que contam um pouco da história do povo guarani. São imagens bem bonitas e ao mesmo tempo, provoca no viajante uma reflexão do quanto o povo guarani sofreu com o processo de colonização e catequização jesuítica. Nas paredes, a história de um povo, de uma cultura única na América Latina.

Basílica de Caacupé

Uma das capelas do interior do Santuário
A Catedral de Caacupé, foi transformada em Basílica depois da visita do Papa Francisco ao país e podemos compará-la à Basílica de Aparecida do Norte no Brasil, onde recebe fiéis o ano inteiro e acabou virando um ponto turístico.

A simplicidade da religiosidade Paraguaia
O lugar é bem acolhedor e recebe fiéis o ano inteiro, mas também recebe viajantes de todos os cantos do mundo. E não importa se você é católico ou não, o lugar traz uma paz tão mágica e do alto do Mirador o viajante pode contemplar uma vista em 360° espetacular da cidade. Ótimo lugar para fazer muitas fotos bacanas lá de cima.

Lateral da Catedral vista do outro lado da rua
É um lugar fora do comum e emana uma energia muito positiva e que nos deu o maior gás para continuar nossa viagem que estava apenas começando pelo país. A Basílica é bem tranquila e de fácil acesso, vale muito apena conhecer.

Dica 1: Procure ir durante a semana, pois nos fins de semana a Catedral costuma ficar bem cheia, tanto de fiéis, quanto de viajantes em busca de proteção ou mesmo para agradecer pelas viagens feitas até agora.

Dica 2: É possível visitar o Mirador e passear pela Catedral durante a Celebração das Missas, mas não precisa dizer que é um local sagrado para o povo paraguaio e que todo respeito e silêncio é bem vindo. Evite entrar falando alto, com roupas curtas e decotes.

Santuário de Nuestra Señora de Caacupé

Custo e Horários de funcionamento do Mirador

Para subir até o alto da Catedral e chegar à Cúpula, é preciso contribuir com Gr$ 2.000 guaranis, aproximadamente R$ 1,20 (Cotação Uol - 08/12/2017), que é convertido para a manutenção do local. 

O acesso ao Mirador funciona de 2ª a Sábado, das 07h às 17h, mas fecha para o almoço entre 11h e 13h. Aos domingos o acesso é um pouco mais restrito, funciona apenas das 08h às 15h.

E se você deseja assistir alguma das celebrações de missas, fique atento aos horários.

 

Horário de Missas no Santuário

Segunda à Sexta
Manhã: 06:30 e 09:00 hs
Tarde: 19:00 hs

Sábado
Manhã: 06:30 e 09:00 hs
Tarde: 17:00 - 19:00 hs

Domingos
Manhã: 06:00 - 07:00 - 09:00 - 10:00 (Capilla Tupãsy Ykua) e as 11:00 hs
Tarde: 17:00 - 19:00 hs
 

Gostou do Post? Comente, Compartilhe, deixe sua sugestão, críticas... 

Siga a gente nas Redes Sociais!

No Twitter
No Youtube
Share:

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Garanta seu Seguro Viagem

Reserve Já seu Hotel

Booking.com